O papel da auditoria

Uma das atividades mais importantes no dia a dia de uma operadora, é a auditoria de suas contas médicas.

A auditoria de contas garante o cumprimento dos contratos e envolve o trabalho de muitos profissionais que analisam contas de diversas especialidades e com regras específicas em cada contrato.

Muito trabalho

O trabalho do auditor normalmente é complexo e agravado pelo grande volume de contas e pelos prazos apertados, que fazem com que os profissionais muitas vezes precisem fazer horas extras para "fechar o mês".

Estudos mostram que a análise de conta simples pode levar alguns minutos. Já contas mais complexas podem levar horas para serem analisadas. Isso dependendo de diversos fatores e complexidade da conta.

Para termos ideia do volume de pessoas necessárias, vamos fazer uma simulação:

Uma operadora de pequeno porte recebe cerca de 10.000 contas por mês. Vamos ser conservadores e supor que cada conta leva 30 minutos para ser auditada.

10.000 contas x 30 minutos = 5000 horas
5000 horas / 160 horas por mês = 31 pessoas

Pela nossa simulação, seriam necessários cerca de 31 pessoas para analisar as 10 mil contas. É muita gente !

E na prática ?

Sabemos que uma operadora de pequeno porte não tem um time tão grande de auditores e sendo assim, muito provavelmente nem todas as contas são auditadas.

Na maioria das vezes os auditores trabalham por amostragem, ou focam nas contas de maior risco ou maior valor.

Os gestores das operadoras acreditam que a sua equipe de auditores está "dando conta do recado", entretando constatamos que é impossível verificar 100% das contas sem uma ferramenta para auxiliar nessa função.

 


 

Categorias: