Dicas do Dr. Marvin – Acomodações Hospitalares

Faturamento hospitalar

É correto pagar o CO duas vezes para paciente em apartamento ?

Dúvida do Assinante

“Uma duvida referente ao pagamento somente do CUSTO OPERACIONAL paciente tem direito acomodação APTO. E correto pagar o CO 2 vezes? Ou paga-se uma vez, e o restante da equipe CIRURGIÃO, AUXILARES e ANESTESISTA que devo pagar em dobro. Grata.


Resposta do Dr. Marvin

Referente ao valor de custo operacional, não está contemplado no item 6 das Observações Gerais da CBHPM que trata valoração de Porte se paciente estiver em quarto privativo. Portanto o CO deve ser cobrado com valor normal e o valor dos honorários, que são valorados pelo Porte, deve seguir a regra conforme item 6 das Observações gerais.


Conforme CBHPM:

6. CONDIÇÕES DE INTERNAÇÃO

6.1 Quando o paciente voluntariamente internar-se em ACOMODAÇÕES HOSPITALARES SUPERIORES, diferentes das previstas no item 1.5 destas Instruções e do previsto em seu plano de saúde original, a valoração do porte referente aos procedimentos será complementada por negociação entre o paciente e o médico, servindo como referência o item 6.2 destas Instruções.

6.2 Para os planos superiores ofertados por operadoras, diferentemente do previsto no citado item 1.5, fica prevista a valoração do porte pelo dobro de sua quantificação, nos casos de pacientes internados em apartamento ou quarto privativo, em “hospital-dia” ou UTI. Não estão sujeitos às condições deste item os atos médicos do capítulo IV (Diagnósticos e Terapêuticos), exceto quando previstos em observações específicas do capítulo.

6.3 Eventuais acordos operacionais entre operadoras de serviços de saúde e hospitais não podem diminuir a quantificação dos portes estabelecidos para equipe médica, observados os itens acima (6.1 e 6.2).


Veja também:

Diárias e acomodações

Conheça o e-book do Dr. Marvin, com as  dicas de auditoria do período de julho/18 a julho/19.

Espero que a dica tenha sido útil !!!

O bom entendimento das regras trará uma redução das glosas e um aumento da sua receita!

Se você tiver alguma duvida sobre faturamento hospitalar, clique no Dr. Marvin. As questões mais interessantes poderão ser abordadas nas próximas publicações deste informativo.

O Dr. Marvin deseja um ótimo trabalho e aguarde novas dicas sobre contas médicas e faturamento hospitalar.