Blog

2o. Fórum Tecnologia e Auditoria em Saúde

SOBRE O EVENTO Objetivo deste evento é fomentar assuntos relacionados a área de auditoria e tecnologia, mostrar as inovações e gerar discussões para melhoria dos processos de auditoria com uso de sistemas para nos auxiliar. Este é um evento inovador e único voltado para reunir auditores, gestores da auditoria e profissionais da tecnologia. COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Luciane Mandia –  Fundadora da LRMG…

Dicas do Dr. Marvin – Quando considerar reconsulta ?

Faturamento hospitalar Quando considerar reconsulta ? Dúvida do Assinante “Quando pode-se considerar uma reconsulta ?” Resposta do Dr. Marvin Conforme a CBHPM, a consulta médica compreende: a anamnese, o exame físico, conclusão diagnóstica, prognóstico e prescrição terapêutica caracterizando, assim, um ato médico completo (concluído ou não num único período de tempo). Quando houver a necessidade de exames complementares, que não…

Dia do Hospital

A palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa “ser hospitaleiro”, e seu surgimento está relacionado as ordens religiosas, que já na idade média organizavam locais para acolher e cuidar dos enfermos em suas dependências. O hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, de São Paulo, fundado em 2 de julho de 1945 e essa data é a origem da…

Dicas do Dr. Marvin – Classificação das cirurgias quanto ao porte cirúrgico

Faturamento hospitalar Classificação das cirurgias quanto ao porte cirúrgico   Dúvida do Assinante “Como podemos classificar as cirurgias, quanto ao porte cirúrgico?” Resposta do Dr. Marvin As cirurgias podem ser classificadas quanto ao porte cirúrgico ou risco cardiológico (pequeno, médio ou grande porte), ou seja, de acordo com a probabilidade de perda de fluidos e sangue durante sua realização. –…

Dicas do Dr. Marvin – Permeabilização: quando fazer e como cobrar ?

Faturamento hospitalar Permeabilização: quando fazer e como cobrar ? Dúvida do Assinante “Uma dúvida que sempre temos: Quando devemos realizar a permeabilização e como cobrar ?” Resposta do Dr. Marvin É importante que seja realizada permeabilização do cateter venoso periférico, pois é através dele que conseguimos infundir medicamentos e soluções para a melhora do quadro do paciente. Os cuidados na…

Análise dos registros clínicos com IA

O Dr. Marvin é um software de Auditoria de Contas Médicas que, além de analisar os lançamentos na conta hospitalar, conta com mecanismos de inteligência artificial para auxiliar na identificação de problemas em registros clínicos. Este trabalho de inteligência é feito através de um conjunto de serviços de machine learning e por um motor de regras, num processo de duas fases,…

Dicas do Dr. Marvin – Uma ou mais Vias de Acesso ?

Faturamento hospitalar Uma ou mais vias de Acesso ? Dúvida do Assinante “Gostaria de saber como faço para identificar na realização do procedimento se ele foi apenas uma via, ou diferentes vias de acesso? Sempre tenho dúvidas em relação a cobrança de procedimentos.” Resposta do Dr. Marvin Quando realizados dois ou mais procedimentos intervencionistas pela mesma via de acesso, a…

Nova versão da TISS 03.04.00

A ANS lançou em 28/02/2019 a nova versão da TISS Fevereiro/2019. A TISS – Troca de Informações na Saúde Suplementar,  foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro…

Dicas do Dr. Marvin – Honorários de anestesista

Faturamento hospitalar Honorários de anestesista Dúvida do Assinante “Como é calculado os honorários dos anestesistas ?” Resposta do Dr. Marvin Junto com as tabelas CBHPM, temos as instruções gerais que auxiliam nas diversas regras de cobrança, sendo que uma delas é o detalhamento do cálculo da anestesia. Como referência, iremos utilizar a tabela CBHPM edição 2016 com publicação 2016, e…