Tecnologia

O Dr. Marvin é um software preventivo, que utiliza modernas técnicas de inteligência artificial (IA) e muito conhecimento de auditoria de contas médicas para realizar o trabalho que um auditor humano faz quando avalia uma conta médico-hospitalar.

O sistema emprega um conjunto tecnologias inovadoras que permite a execução de centenas de regras e milhares de combinações em poucos segundos. É uma ferramenta poderosa para auxiliar na melhora da qualidade dos atendimentos e do faturamento da instituição.

O que é Inteligência Artificial

Inteligência artificial (IA) é um ramo de pesquisa da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.

O objetivo das pesquisas relacionadas a inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam "pensar" exatamente como os humanos, criando analises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Não apenas solucionar problemas de maneira racional, mas o grande "passo" dentro dos estudos da inteligência artificial é o desenvolvimento de sistemas que consigam aprender e se autodesenvolver, ou seja, criar novas deduções a partir da junção de várias informações fragmentadas, assim como acontece dentro do sistema neurológico dos seres humanos.

Apesar de parecer uma tecnologia do futuro, graças ao avanço das pesquisas em laboratórios e investimentos feitos por startups e gigantes do Vale do Silício, grandes resultados já começam a aparecer e a fazer parte do cotidiano das empresas e das pessoas.

O Dr. Marvin é Diferente Porque Utiliza IA !

Pela primeira vez a inteligência artificial está sendo empregada por um software que foi treinado para analisar as contas hospitalares e sugerir ajustes e correções.

Ele faz uma verdadeira auditoria de contas, analisando diversos aspectos da fatura médica, tais como: beneficiário, guia, autorização, diagnóstico, atendimento, valores, procedimentos, materiais, medicamentos, diárias, taxas, OPMEs, honorários, via, quantidades, regras da CBHPM, participações, relacionamento de ítens, limite de uso, etc.

O uso de centenas de regras específicas e a capacidade de aprendizagem do software permite que o mesmo aprenda com o tempo, ou seja, quanto mais se utiliza, mais inteligente e treinado ele fica e mais assertiva são as suas sugestões.

Outro diferencial importante é a facilidade de implantação do sistema dentro da instituição. Por ser completamente autônomo ele não necessita de investimentos adicionais em integrações ou infraestrutura.

SaaS - Software as a Service

Software como serviço, ou (SaaS - Sofware as a service), é uma forma de distribuição e comercialização de software em que o fornecedor se responsabiliza por toda a infraestrutura responsável pela distribuição do sistema e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço prestado.

Plug & Play

Assim como dispositivos plug and play, em que basta ligar o equipamento e sair utilizado, o Dr. Marvin também segue essa característica. Basta acessar o sistema e enviar as faturas para serem analisadas. Nenhuma instalação, ajustes ou integração com outro sistema é necessária para começar a ter os benefícios do sistema.

Inteligência

A inteligência artificial permite a um dispositivo ou software simular o pensamento humano e com isso aprender através da analise e execução de regras. No caso do Dr. Marvin, ele utiliza 3 técnicas de Inteligência Artificial - Rule Engine, Case Reasoning e Neural Nets para a auditoria de contas médicas.

A IA já está presente no dia a dia das pessoas

O Dr. Marvin faz o uso de conceitos de Machine Learning (aprendizado de máquina) para aprender sobre a lógica da auditoria de contas médicas feitas pelos convênios. Usando algoritmos que aprendem de forma autônoma a partir das guias analisadas e do retorno das glosas, a Machine Learning permite que o sistema evolua com o tempo.

Essa tecnologia já é utilizada amplamente em outros setores, e muitas vezes não nos damos conta disso, apesar de termos contato diário com ela.

As sugestões dos filmes do Netflix são feitas através do reconhecimento de padrões de seleção , ou seja, o aplicativo da Netflix vai aprendendo com o uso e assim sugerindo os melhores filmes ao seus usuários;


Os carros autônomos que a Google está testando utiliza conceitos de Machine Learning para conseguir guiar o veículo sem risco de colisões. Ainda futurista, esse tipo de veículos estará entre nós nos próximos anos;


As operadoras de cartão de crédito, como a Visa,  utilizam sistemas inteligentes para detectar fraudes no sistema financeiro. Apesar de não percebermos é uma tecnologia importante que possibilita a execução de transações financeiras com um elevado nível de segurança;


A Machine Learning é essencial ao Facebook, que utiliza os seus conceitos para auxiliar os usuários a descobrir novos conteúdos de interesse as pessoas que fazem parte de sua rede de relacionamento. Sistemas de reconhecimento de imagens e vídeos também ajudam os usuários com problemas de visão a terem acesso ao conteúdo do aplicativo.

Receba Nossas Newsletters

Solicite Demonstração

Conecte-se Conosco