Panorama do setor de planos de saúde com o COVID

 

A ANS disponibilizou uma atualização do número de beneficiários brasileiros que tem cobertura de plano de saúde privado. Segundo informações divulgadas, o número de beneficiários encontra-se estagnado, mesmo com a pandemia que vem afetando todo o setor da saúde.

Cobertura nacional

O mapa abaixo é de março de 2020 e  apresenta a taxa de cobertura dos planos de assistência médica por Unidades da Federação.

Informações econômicas e financeiras

Em relação as informações econômicas e financeiras, a ANS coletou dados de cerca de 100 operadoras, que correspondem a 72% dos beneficiários atendidos pelos planos de saúde no Brasil.

Nessa pesquisa, foi analisado dados como o fluxo de caixa das operadoras, a evolução do índice de sinistralidade e a análise da inadimplência.

Informações assistenciais

Foram coletadas informações sobre o impacto da pandemia no atendimento assistencial junto a 45 operadoras  que dispõem de rede própria hospitalar.

O objetivo foi verificar as principais tendências em relação à utilização de serviços de saúde hospitalares, que representaram 32,69% das despesas assistenciais no ano de 2019, frente ao atual contexto extraordinário que se apresenta, e suas implicações diretas no setor de saúde suplementar.

 


Fonte: Site da ANS