Nova versão da TISS 03.04.00

A ANS lançou em 28/02/2019 a nova versão da TISS Fevereiro/2019. A TISS - Troca de Informações na Saúde Suplementar,  foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários, entre os agentes da Saúde Suplementar.

O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

Essa versão está identificada pelo número 03.04.00 e pode ser verificada no quadro de versões:

 

Mudanças da TISS 03.04.00

Além de novas regras, a nova versão conta com a inclusão, exclusão e alterações de diversos itens de acordo com a tabela abaixo:

O padrão da TISS 03.04.00

Nesta nova versão, existem 5 grupos de arquivos disponibilizados para download. Abaixo segue uma breve descrição de cada arquivo:

1 . Componente organizacional

Mostra as regras para operacionalização da TISS, contendo o que foi alterado, incluído e excluído nesta verão bem como regras da TISS.

2. Componente de conteúdo e estrutura

Este arquivo contem 2 arquivos um PDF e uma planilha mostrado a forma de apresentação dos dados para troca de informações eletrônicas e no plano de contingencia.

3. Componente de reapresentação de conceitos em saúde (Terminologia Unificada da Saude Suplementar)

Este arquivo traz todas as tabelas TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar, trazendo nesta versão de forma separada. Este arquivo contem 12 arquivos, divididos entre PDF e planilhas.

4. Componente de segurança e privacidade

Este arquivo trata os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.

5. Componente de comunicação

Estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.

 

Fique atento e veja informações completas no site da ANS, através do link.

 

Fontes: Site da ANS